Pequena Flor de Laranjeira

Pequenas crônicas, pequenos contos. Textos semanais. Por Adriana Taets.

Árvore genealógica

Nasci Helena. Fui Helena por alguns anos. Até que me transformei em Francisca. Quando era Francisca tinha vários apelidos. Me chamavam de Chica, de Kika, de Tica. Até que um dia também deixei de ser Francisca. Foi quando me passei a chamar Olívia. Não era palito, nem os da minha época se lembravam de Popeye. Era Olívia, simplesmente. E gostava de ser Olívia exatamente porque não me reconheciam como a Olívia do Popeye. Eu podia, então, ser a Olívia de ninguém. Mas um dia também me cansei de ser Olívia e passei a ser Nadir. Nadir, que tanto poderia ser homem como mulher. Eu gostava dessa indefinição, de poder ser mulher quando me queriam homem, de ser homem quando apenas me desejavam mulher. Era sendo Nadir que eu era eu e era outra. Era eu e era outro. Mas viver na corda bamba, sem um prefixo definido, também cansa, e logo cansei de ser Nadir. Cansei de ser Nadir e procurei voltar a ser Helena. Mas era certo que eu não sabia mais quem era Helena. Essa que nasci, a que fui por alguns anos, eu não encontrava mais. Procurei então ser Heloísa Helena, me chamavam apenas de Helô, o que me agradava na sonoridade, na suavidade e na gravidade do pequeno nome.

Hoje sou assim, Helô. Amanhã talvez não seja mais. Os que andam perto de mim se confundem. Reclamam muitas das vezes. Alguns acho que já se acostumaram. Às vezes ouço um grito de desespero perguntando se não dava para ser assim, igual a todo mundo. Eu me calo. Tantas cabem dentro de mim, tantas gritam dentro de mim, que o grito de fora soa pequenino frente a tanta desordem aqui dentro. Não pensem que é fácil trocar de nome, de identidade, de personalidade, de desejo, de amores sempre que alguém dentro de si clama por isso. Hoje sou Heloísa, amanhã talvez Letícia, mas não o faço para ofender. Creiam-me. Perdoem-me a ousadia. Por hoje, podem me chamar de Heloísa.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

